quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Dicas para um Bolo Perfeito

 imagem ilustrativa

1 - Preparação:
 

Use sempre produtos de boa qualidade. Eles fazem toda diferença no seu bolo. 

Manteiga não é margarina. Use sempre manteiga (a margarina tem origem vegetal, passa por um processo de hidrogenação que converte uma parte das gorduras insaturadas em trans-saturadas (gordura trans)).
 
Retire os ingredientes (ovos,leite, iogurte e manteiga) com antecedência do frigorífico para ficarem à temperatura ambiente (as claras crescem mais firmes, estruturadas e a manteiga adquire textura cremosa, o que facilita a sua incorporação aos outros ingredientes e deixa a massa aveludada).
 

Coloque sobre a mesa todos os utensílios e os ingredientes necessários já pesados e medidos como indica na receita (além de poupar tempo, a organização ajuda a que tudo corra da melhor forma).

Unte e enfarinhe a forma que vai usar (cada receita pede um tamanho de forma, atenção ao escolher, verifique a quantidade de ingredientes).


Pré-aqueça o forno (os bolos crescem mais se forem cozidos logo após o preparo, ativa o fermento e mantém o ar da massa, a farinha precisa do calor para reagir com os outros ingredientes e aprisionar o ar, dando leveza à massa). 

2 - Massa:
 

Peneire sempre os ingredientes secos (farinha, fermento, chocolate em pó, sal, açúcar de confeiteiro,etc) para os tornar mais leves e não ficar com bolinhas na massa.
 

Para conseguir um bolo bem fofinho, substitua a manteiga pela mesma quantidade de óleo.
 

Parta os ovos em separado (evita, caso algum deles estar estragado, que estrague o bolo inteiro).
 

Para a massa não talhar os ingredientes têm que estar à temperatura ambiente, os ovos não podem ser acrescentados e batidos muito rápido, a manteiga e o açúcar precisam de serem batidos o tempo suficiente (2 minutos aprox.) antes dos ovos serem acrescentados.
 

Separe as claras das gemas e adicione as claras batidas em castelo no final (as claras vão deixar o bolo mais areado, mais fofo) e misture-as delicadamente com uma colher de pau ou uma espátula de silicone (se a massa estiver muito densa misture um terço das claras primeiro e depois o restante com cuidado).

Respeite a ordem dos ingredientes (um bolo é o resultado de uma série de reações químicas que precisam de ordem para funcionar bem).
 

Algumas receitas pedem leite ou iogurte, eles servem pra deixar o bolo mais húmido.

Quando a receita pedir cacau não troque por chocolate em pó (tem mais açúcar logo vai modificar o bolo).

Ao acrescentar chocolate em pó em uma receita de bolo reduza a quantidade de farinha de trigo proporcionalmente (se acrescentar 50 g de chocolate em pó diminua 50 g de farinha).

É importante incorporar a farinha de trigo com cuidado, mexendo a massa de baixo para cima com uma colher de pau ou uma espátula de silicone.
 

Adicione o fermento em pó só no final.
 

Ao incorporar ingredientes em pedaços como frutas cristalizadas, castanhas, passas e chocolate polvilhe-os com farinha (isso faz com que se espalhem de forma mais uniforme pelo bolo e não se concentrem no fundo).
 

3 - Forno

Deite a massa só até 2/3 da altura da forma para que o bolo possa crescer sem transbordar.

A forma deve ser colocada sobre a grelha do forno para haver uma melhor circulação do calor.
 

A temperatura ideal do forno para um bolo comum é normalmente de 180°C, ou seja, forno médio (atenção, quanto mais densa e pesada for a massa do bolo, menor deve ser a temperatura do forno para que ele coza bem por dentro e não queime por fora).

Não abra o forno durante o crescimento do bolo (espere pelo menos 20 minutos).
 

Se a superfície do bolo começar a ficar escura antes de terminar o tempo de cozedura, cubra-o com uma folha de alumínio.
 

Quando abrir a porta do forno olhe para o bolo: se ele "mexer" como uma gelatina, é porque está cru por dentro. Feche a porta rapidamente.

Terminando o tempo da cozedura indicado nas receitas, espete um palito no centro para verificar a cozedura; se sair seco a massa está cozida, se o palito sair húmido, a massa precisa de cozer mais algum tempo.
 

Depois de retirar a forma do forno, deixe repousar durante 20/30 minutos antes de desenformar (enquanto ele está quente sua estrutura é frágil e quebradiça e pode desmoronar).

1 comentário:

  1. Olá, o site está muito bom. As dicas de bolo são importantes. MyTaste já está na minha lista de favoritos. Parabéns.
    Selma - DF

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo simpático comentário!!
São sempre bem vindos!!

Beijinhos
Sandra M.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...