imagem ilustrativa
Coco, coco-da-praia, coco-da-índia ou ainda coco-da-baía é o fruto do coqueiro. O fruto é grande, com uma camada externa grossa e fibrosa, e tem no meio uma “noz”, que constitui o coco propriamente dito.
É de conhecimento geral que o coco é utilizado como alimento em várias partes do mundo e que os benefícios de seu uso vai além da hidratação.
O seu valor nutritivo varia de acordo com seu estado de maturação, apresentando de maneira geral bom teor de sais minerais (potássio, sódio, fósforo e cloro), e fibras, importantes para o estímulo da atividade intestinal. Devido ao seu conteúdo em sais de potássio e sódio, é um alimento adequado contra aterosclerose, para o sistema nervoso, cérebro e pulmões, além de ser um bom alimento para os diabéticos.
A água de coco é muito saborosa. Pode ser empregada como diurético, por ser inofensiva e rica em sais de potássio. É também indicada nos casos de diarreia, vómitos ou mesmo desidratação. Tem grande eficácia nos casos de pressão alta, problemas cardíacos, cãibras, astenia, dores de cabeça e mal-estar. Ajuda também no crescimento infantil e no combate ao colesterol.
Segundo experiências realizadas nos Estados Unidos, o coco verde possui as mesmas propriedades do leite materno. No Hawaí, as mães costumam alimentar os bebés com leite de coco, na medicina popular é recomendado para promover o desenvolvimento físico, além de ser largamente utilizado como remédio por suas propriedades medicinais.
imagem ilustrativa
Toda parte do coco é aproveitada! Desde a camada externa até sua camada
interna. Dá para fazer produtos diversos como óleo de coco, coco ralado,
farelo e até tecidos!
A camada externa serve para fabricar capachos, brochas, escovas e tecidos grossos para sacos. Da casca dura da noz, fazem-se objetos caseiros. A parte comestível do fruto são a polpa branca e a água, que podem ser consumidas quando o fruto ainda está verde ou depois de maduro.
Quando verde, a polpa é comida com colher e a água é bebida como refresco, pelo seu sabor adocicado e agradável. Da polpa madura, extrai-se óleo e leite de coco. A gordura é usada na alimentação e na produção de sabão, cosméticos, detergentes e margarina.
O leite de coco, puro ou com água, usado para preparar pratos doces e salgados, é extraído da polpa fresca ralada e prensada. Também a seiva do coqueiro é usada como bebida refrescante.
imagem ilustrativa
