quinta-feira, 14 de março de 2013

Curiosidades sobre Coco

 imagem ilustrativa

Coco, coco-da-praia, coco-da-índia ou ainda coco-da-baía é o fruto do coqueiro. O fruto é grande, com uma camada externa grossa e fibrosa, e tem no meio uma “noz”, que constitui o coco propriamente dito.

É de conhecimento geral que o coco é utilizado como alimento em várias partes do mundo e que os benefícios de seu uso vai além da hidratação. 

O seu valor nutritivo varia de acordo com seu estado de maturação, apresentando de maneira geral bom teor de sais minerais (potássio, sódio, fósforo e cloro), e fibras, importantes para o estímulo da atividade intestinal. Devido ao seu conteúdo em sais de potássio e sódio, é um alimento adequado contra aterosclerose, para o sistema nervoso, cérebro e pulmões, além de ser um bom alimento para os diabéticos.

A água de coco é muito saborosa. Pode ser empregada como diurético, por ser inofensiva e rica em sais de potássio. É também indicada nos casos de diarreia, vómitos ou mesmo desidratação. Tem grande eficácia nos casos de pressão alta, problemas cardíacos, cãibras, astenia, dores de cabeça e mal-estar. Ajuda também no crescimento infantil e no combate ao colesterol.

Segundo experiências realizadas nos Estados Unidos, o coco verde possui as mesmas propriedades do leite materno. No Hawaí, as mães costumam alimentar os bebés com leite de coco, na medicina popular é recomendado para promover o desenvolvimento físico, além de ser largamente utilizado como remédio por suas propriedades medicinais.


imagem ilustrativa

Toda parte do coco é aproveitada! Desde a camada externa até sua camada interna. Dá para fazer produtos diversos como óleo de coco, coco ralado, farelo e até tecidos!

A camada externa serve para fabricar capachos, brochas, escovas e tecidos grossos para sacos. Da casca dura da noz, fazem-se objetos caseiros. A parte comestível do fruto são a polpa branca e a água, que podem ser consumidas quando o fruto ainda está verde ou depois de maduro. 

Quando verde, a polpa é comida com colher e a água é bebida como refresco, pelo seu sabor adocicado e agradável. Da polpa madura, extrai-se óleo e leite de coco. A gordura é usada na alimentação e na produção de sabão, cosméticos, detergentes e margarina. 

O leite de coco, puro ou com água, usado para preparar pratos doces e salgados, é extraído da polpa fresca ralada e prensada. Também a seiva do coqueiro é usada como bebida refrescante. 

imagem ilustrativa


4 comentários:

  1. Gosto muito de coco e é sempre bom ficar a saber mais alguma coisa sobre algo que se gosta.

    Beijos*

    ResponderEliminar
  2. NAO GOSTO DE COCO, E NAO POSSO COMER TENHO UM PROBLEMA E.E
    HTTP://CHEYENNE-OPSCRESCI.BLOGSPOT.COM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério!! Isso é muito chato...por um lado ainda bem que não gostas, assim não faz muita diferença lol...Eu também não sou muito apreciadora de coco!!

      Muito Obrigada pela tag, vou já tratar de responder!! :-))

      Bjs
      Sandra

      Eliminar

Obrigada pela visita e pelo simpático comentário!!
São sempre bem vindos!!

Beijinhos
Sandra M.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...