quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Leite Condensado

imagem ilustrativa

O leite condensado é o produto obtido, a partir da evaporação de boa parte da água contida no leite, originando um líquido espesso e viscoso, sob o qual geralmente se adiciona açúcar de cana antes que seja embalado em latas esterilizadas. 

Em condições favoráveis, o leite condensado pode durar por até dois anos acondicionado em sua embalagem. 

O leite evaporado, antes de atingir sua consistência, assume a forma viscosa do leite condensado, sendo que geralmente aquele não recebe açúcar. Ambos, são, portanto, produtos obtidos a partir do mesmo processo de evaporação da água do leite.

O leite condensado, com ou sem açúcar e enlatado, foi muito apreciado no século XIX e início do século XX como alimento infantil, e no período anterior à Primeira Guerra Mundial, antes do advento do frigorífico elétrico doméstico, como fonte alternativa ao leite fresco. Na década de 1940, devido a escassez de açúcar in natura, o leite condensado se populariza, principalmente ao servir de ingrediente para a confeção de sobremesas.

Hoje, não faltam opções de marcas, receitas e até variedades de leite condensado. Versões light, sem açúcar, sem lactose e até a base de soja já estão disponíveis no mercado, para quem não abre mão da delícia, mas evita açúcares. 

 imagem ilustrativa

Qualquer que seja a forma usada, não há quem não seja fã do leite condensado, ele combina com qualquer receita e tem um sabor irresistível!

2 comentários:

  1. Não fazia a mínima ideia!!!!
    ;) Adorei o post!!
    Beijinho!
    Cláudia

    ResponderEliminar
  2. Onde encontro essez leite condensado estou a procura urgente

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo simpático comentário!!
São sempre bem vindos!!

Beijinhos
Sandra M.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...