O gengibre (Zingiber officinale) é uma planta herbácea da família das Zingiberaceae, originária da ilha de Java, da Índia e da China, de onde se difundiu pelas regiões tropicais do mundo.
O seu caule subterrâneo é utilizado como especiaria na culinária desde a antiguidade.
O gengibre possui sabor picante e pode ser usado tanto em pratos salgados quanto nos doces e em diversas formas: fresco, seco, em conserva ou cristalizado. O que não é recomendado é substituir um pelo outro nas receitas, pois seus sabores são muito distintos: o gengibre seco é mais aromático e tem sabor mais suave.
O gengibre fresco é amplamente utilizado na China, no Japão, na Indonésia, na Índia e na Tailândia. No Japão costuma-se usar o sumo (do gengibre espremido) para temperar frango e as conservas que são consumidas puras ou com sushi. Já o gengibre cristalizado é um dos confeitos mais consumidos no Sudeste Asiático.
Nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha, utilizam para fazer os tradicionais bonecos de gengibre para o Natal.
imagem ilustrativa
Gengibre é uma planta medicinal que serve para ajudar a emagrecer e no tratamento de má digestão, azia, enjoo, gastrite, resfriado, colesterol alto, pressão alta, tosse, dores musculares, problemas de circulação sanguínea e artrite.
Esta raíz também pode ser utilizada no tratamento de problemas circulatórios, resfriados ou inflamações, como dor de garganta, por exemplo.
O consumo de gengibre traz inúmeras vantagens para o organismo e é uma boa ideia juntar esta raiz à sua alimentação.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigada pela visita e pelo simpático comentário!!
São sempre bem vindos!!
Beijinhos
Sandra M.