quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Doces do Brasil - Brigadeiro Tradicional

Vou aproveitar já que estou aqui em terras brasileiras e vou falar um pouco sobre o famoso Brigadeiro, sim... aquele docinho que tooooda gente aqui adora...é impressionante!!

Vou começar por vos contar como surgiu esse docinho delicioso.


imagem ilustrativa

Sobre sua origem pouco se sabe, mas, considerando o fato de que o leite condensado já existia no final do século 19, há a possibilidade de o brigadeiro ter começado a ser preparado em meados da década de 20, provavelmente com outro nome, ou até mesmo antes, com outro ingrediente no lugar do leite condensado, como o açúcar.

Uma história popularizada sobretudo a partir do ano 1980 afirma que o nome seria uma homenagem ao Brigadeiro (é um nome que se dá um posto de hierarquia militar) Eduardo Gomes, liberal, de físico avantajado e boa aparência. Nos anos de 1946 e 1950, o militar se candidatou à presidência da República pela UDN. 

O candidato conquistou um grupo de fãs do Pacaembu, bairro de São Paulo, que organizaram festas para promover sua candidatura. O doce teria sido criado durante a primeira campanha do candidato à presidência, pela conservadora UDN, logo após a queda de Getúlio Vargas.


O docinho fez tanto sucesso que seus aliados e eleitores começaram a chamá-lo de brigadeiro, em homenagem ao candidato, que usava o slogan "vote no Brigadeiro que é bonito e solteiro". Apesar do sucesso dos brigadeiros, Eduardo Gomes perdeu a eleição para Gaspar Dutra.

Com o tempo, a receita do brigadeiro ganhou novos ingredientes, como o chocolate granulado, para enfeitá-lo e as natas que o deixa menos açucarado. Mais recentemente, o brigadeiro tornou-se um doce chique, com novas receitas a partir da original, sendo comum encontrá-lo preparado com chocolate meio amargo ou cacau em pó, vendido nas melhores confeitarias do Brasil. 

Em outros países, por exemplo na França, o brigadeiro é conhecido como "trufa brasileira".

imagem ilustrativa

Existem imensas receitas com vários sabores, de chocolate branco, de limão, de maracujá... E agora para quem é apaixonado por brigadeiro, deixo a minha receita!!

imagem ilustrativa

Receita de Brigadeiro Tradicional

Ingredientes
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colh. sopa de manteiga
  • 4 colh. sopa de chocolate em pó*
  • Chocolate Granulado

Preparação:
Aqueça uma panela em lume médio e coloque a manteiga.

Em seguida junte o leite condensado e as colheres de chocolate*.

Misture bem, mexendo sempre até desprender do fundo da panela.

Retire do lume, passe para um prato untado com manteiga e deixe arrefecer.

Com as mãos untadas, enrole em bolinhas e passe-as no granulado.

Sirva em forminhas de papel.

*Opcional: Substituir o chocolate em pó por 200g de chocolate culinária meio amargo.
Picar bem o chocolate e adicionar em duas partes, mexendo bem entre elas.


Não é à toa que o brigadeiro é a cara do Brasil!!

5 comentários:

Obrigada pela visita e pelo simpático comentário!!
São sempre bem vindos!!

Beijinhos
Sandra F.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...