sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Curiosidades sobre Limões


O limão (chamado de Citrus x limon, conhecido no Brasil e na Africa como limão siciliano ou limão verdadeiro, eureka ou lisboa), vem de uma árvore muito produtiva. É a fruta mais conhecida no mundo, utilizada há centenas de anos e detentor de inúmeras propriedades. 

Originário da região sudeste da Ásia, passou despercebido para os antigos gregos e romanos, mas foi levado da Pérsia, no século 15, pelos conquistadores árabes e então disseminou-se pela Europa.


Estima-se que existam cerca de 70 variedades de limão. As variedades de limão mais conhecidas, que são as chamadas de limas em Portugal e de limões no Brasil, mais conhecidas no Brasil do que o limão siciliano são:
  • o limão-galego, pequeno e suculento, de casca fina, cor verde-clara ou amarelo-clara; 
  • o limão-cravo, parecido com uma tangerina, tem casca e suco avermelhados e sabor bem forte;
  • o limão-taiti, de tamanho médio, casca verde e lisa, muito suculento e pouco ácido.

As principais diferenças entre limões e limas ácidas são o tamanho e o gosto ligeiramente diferente, pois, limões têm sabor um pouco mais suave. Apesar disso, todas essas espécies têm origens parecidas. Outra coisa que diferencia os limões de limas ácidas é o rendimento para fazer sucos, sendo que as limas são melhores para esse uso.

O limão é uma excelente fonte de vitamina C, muito importante para combater as infeções, pois aumenta a resistência do organismo. Contém ainda vitamina A e vitaminas do complexo 13, além de sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro.

É indicado para tratar infeções, febres, problemas respiratórios, aterosclerose, combate ateromas (remove placas gordurosas das artérias), constipações, gripes, dores de garganta, acidez gástrica e úrica (alcaliniza o sangue), frieiras, caspa, cicatrizações, ajuda a manutenção de colagénio, hemoglobina, entre outras.

O limão possui uma substância própria denominada limoneno capaz de combater os radicais livres.

É um remédio tónico que ajuda a manter a boa saúde e até problemas na pele, devido ás suas propriedades anti-inflamatórias, antibióticas, anti-sépticas e diuréticas (mas um cuidado muito importante precisa sempre ser tomado: em contacto direto com a pele e sob o sol, o sumo do limão causa manchas e até queimaduras graves).

Nomeado como o rei dos temperos e o campeão dos remédios. 


O seu sumo tem uma vastíssima utilização na culinária, desde o tempero de frutos do mar, peixes, aves e carnes em geral até no preparo de sumos, diversas sobremesas, bebidas e toda a variedade de molhos.

São tantas suas aplicações na vida doméstica que fica difícil enumerá-las. Tudo nele é aproveitável. Tendo estendido seus benefícios para as indústrias de perfumes, artigos farmacêuticos, produtos de limpeza e higiene pessoal, entre outras.

Uma presença de tal forma trivial que por vezes nos esquecemos de como um bom limão pode fazer a diferença.  

1 comentário:

  1. Para mim não há melhor ingrediente do que o LIMÃO... Magnifico :)

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo simpático comentário!!
São sempre bem vindos!!

Beijinhos
Sandra M.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...